Qual fechadura para porta de madeira escolher?

Veja dicas para acertar na escolha da fechadura para a sua porta

A escolha de uma fechadura para porta de madeira deve levar em consideração algumas informações técnicas, como tamanho, peso e estrutura da porta. Isso porque a fechadura precisa ser adequada para o tipo de instalação e para o ambiente onde será utilizada. 

Na hora de definir qual a melhor fechadura para o projeto, além de avaliar o design e a qualidade do material, também é necessário ponderar o nível de segurança esperado na instalação.   

Por exemplo, portas de entrada exigem fechaduras mais resistentes ou, até mesmo, mais tecnológicas, como as fechaduras eletrônicas. Já nas portas de madeira usadas nos ambientes internos, é possível optar por fechaduras convencionais de superfície, que têm abertura por chave. 

Se você precisa comprar fechadura para porta de madeira, veja as dicas que preparamos para que seja possível fazer uma escolha inteligente e assertiva, pensando na segurança e funcionalidade da sua residência.

Quais são os principais modelos de fechaduras para porta de madeira?

Existem vários modelos de fechaduras que podem ser usados em portas de madeira. Confira as opções mais populares e frequentes nos lares brasileiros! 

 

Fechadura de entrada

É bastante usual no Brasil, também conhecida como fechadura externa. O modelo possui maçaneta dupla, abertura por chave, nível médio de segurança e pode ser trancado e destrancado pelos dois lados. 

Caso essa fechadura seja escolhida para a porta frontal de uma residência, é interessante comprar um modelo com lingueta bipartida anti-inserção.

Um produto de elevado padrão de qualidade é o Conjunto Fechadura Externa 1700 Italy Cromado, da Silvana ASSA ABLOY. O acessório tem o melhor custo-benefício do mercado e é ideal para portas de madeira de 25 mm a 30 mm de espessura. 

A fechadura é feita em aço carbono e aço inox, tem grau de segurança médio e está de acordo com a norma NBR 14913. Além disso, o modelo acompanha duas chaves, guarnições e parafusos. 

 

Fechadura de encaixe 

A fechadura de encaixe pode ser usada tanto em portas internas quanto externas. Ela possui maçaneta, abertura com chave apenas pelo lado externo, travamento eficiente e nível médio de segurança. 

 

Fechadura rolete 

Esse modelo é um dos mais utilizados em portas pivotantes de madeira. O mecanismo não possui maçaneta, já que a estrutura da porta é formada por um puxador. A abertura acontece por meio da chave. 

 

Fechadura eletrônica 

A fechadura eletrônica é uma das mais seguras e confiáveis da atualidade. Ela tem tecnologia de ponta, painel digital touch screen e pode ser aberta com biometria ou senha numérica. O nível de segurança é alto e, por isso, o modelo é ideal para portas de entrada. 

 

Como escolher a melhor fechadura? 

Mais do que um elemento de segurança indispensável nas residências, a fechadura para porta de madeira têm assumido um papel estratégico na decoração e no design dos ambientes, agregando valor aos projetos. 

Por isso, para acertar na escolha desse acessório, vale a pena analisar o modelo da porta: se é rústica, moderna, pivotante, simples ou sofisticada. 

Isso já garante um norte para definir o estilo, o acabamento e o design da fechadura ideal. 

Em seguida, a dica é escolher o estilo de travamento, de acordo com o nível de segurança desejado para cada ambiente. 

Neste sentido, vale destacar que portas de madeira maciça colocadas nas entradas residenciais precisam de travas mais robustas e com níveis superiores de segurança, como os oferecidos pelas fechaduras eletrônicas. 

Outras informações que precisam ser levantadas no momento de escolher uma fechadura para porta de madeira são:

  • Tráfego – Fluxo de pessoas no ambiente e frequência da abertura e fechamento da porta;

  • Nível de segurança – Leve, baixo, médio, alto ou máximo;

  • Fatores externos – Regiões litorâneas precisam de fechaduras mais resistentes à corrosão por causa da maresia; 

  • Resistência do material – Fechaduras de inox, aço carbono e alumínio são mais resistentes contra desgastes. 

     

Onde encontrar a melhor fechadura para porta de madeira?

A qualidade e a credibilidade da marca fabricante da fechadura também fazem toda a diferença. Para uma boa experiência na compra de fechadura para porta de madeira, conheça os produtos da Silvana ASSA ABLOY, referência no mercado brasileiro há mais de 58 anos.

Perguntas Frequentes


Qual é a melhor marca de fechadura? 
A melhor marca de fechadura do Brasil é a Silvana ASSA ABLOY, que possui mais de 58 anos de experiência e tradição na fabricação desses componentes. 

Qual é a fechadura mais segura para porta? 
Atualmente, a fechadura mais segura para porta é a fechadura digital, também conhecida como fechadura eletrônica. Ela tem abertura através de senha numérica e pode ser instalada em residências e empresas. 

Quais os tipos de fechadura para porta?
Existem vários tipos de fechaduras para porta, classificadas de acordo com o nível de segurança, que varia de leve a máximo; e a finalidade de uso. Os principais modelos são: fechadura externa, fechadura interna, fechadura eletrônica, fechaduras auxiliares e de sobrepor. 

Como saber se a fechadura é segura?
Para saber se a fechadura é segura, é importante ler as informações da embalagem e verificar o nível de segurança do material, que pode ser leve, baixo, médio, alto ou máximo. Outra recomendação é ver se a fechadura está de acordo com a norma NBR 14913.