Qual é a fechadura mais segura para porta de madeira?


A fechadura mais segura vai depender das necessidades do ambiente, do tamanho e estilo da porta. Saiba mais!

Em um espaço corporativo ou residencial, a segurança e a privacidade são grandes preocupações. Nesse sentido, muitos consumidores procuram pela fechadura mais segura para portas de madeira, como forma de garantir uma trava eficiente e o reforço da proteção patrimonial. 

A fechadura precisa estar de acordo com os critérios de durabilidade, praticidade e eficiência esperados pelo usuário. Sua finalidade é evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso a um ambiente privado. Por isso, o acessório precisa ser reforçado e bem projetado. 

Confira abaixo algumas dicas para saber como escolher a fechadura mais segura para a sua porta de madeira! 

Afinal, como escolher a fechadura mais segura?

Atualmente, existe uma ampla variedade de fechaduras disponíveis no mercado. O nível de segurança de cada item depende da qualidade do material empregado na fabricação. 

Contudo, uma dúvida recorrente entre os consumidores é como escolher a fechadura mais segura e avaliar corretamente as vantagens de cada modelo. 

Além de considerar o design da porta de madeira, é necessário ponderar  critérios como durabilidade, nível de resistência à corrosão, travamento, encaixe e a segurança do componente. 

Confira alguns modelos de fechaduras que são considerados seguros para a instalação em portas de madeira!

 

Fechadura eletrônica


A fechadura eletrônica é um exemplo de como a tecnologia pode ser implementada em soluções de segurança. Em primeiro lugar, o modelo atende aos clientes exigentes no quesito sofisticação, já que ele é facilmente integrado a outros elementos arquitetônicos do projeto residencial ou corporativo.

Para funcionar corretamente a fechadura precisa de uma alimentação que pode ser pilhas ou baterias 9V. O acesso ao ambiente pode ocorrer por meio de impressão digital, Tags de aproximação, senhas ou aplicativos móveis.

A fechadura eletrônica é uma excelente opção de segurança e pode ser instalada nos mais diversos modelos de portas, inclusive nas feitas de madeira.

 

Fechadura de embutir 


Um modelo simples e eficiente, a fechadura de embutir é indicada para ambientes externos, internos e banheiros tanto de residências como de ambientes corporativos como escolas, creches, industrias, hospitais, etc.

As fechaduras podem ter suas maçanetas fabricadas em Aço Inox, Zamac ou Latão e podem variar em relação ao grau de segurança e a frequência de uso ou tráfego. Para regiões litorâneas, as fechaduras mais indicadas são as que possuem maçanetas em aço inox ou latão.

 

Fechadura de entrada 


A fechadura de entrada, como o próprio nome sugere, é instalada nas portas de acesso aos ambientes e possui maçaneta dupla, simples (somente do lado interno) ou fixa (maçaneta externa fixa). O modelo é facilmente encontrado em espaços internos e externos. 

Com um sistema de fechamento por chave, ela pode ser trancada ou aberta pelos dois lados. É um modelo tradicional e bastante usual no Brasil.

 

Fechadura interna e externa


A fechadura interna é um produto funcional e marcado pela versatilidade. O modelo é desenvolvido para manter a privacidade entre os cômodos, ou seja, seu nível de segurança é médio. O componente pode ser instalado em portas de madeira que possuam de 25 mm a 35 mm de espessura.

fechadura externa é aquela que possui grau de segurança médio e que pode ser instalada na porta de entrada dos imóveis. Esse tipo de fechadura possui um cilindro fabricado em zamac com mais de 1200 combinações de segredos que entregará muita segurança para sua casa.

 

Fechadura de travamento


Este modelo é um mecanismo instalado com o intuito de garantir mais segurança ao ambiente, especialmente no caso de portas de entrada.

A fechadura de travamento simples é um dos modelos mais utilizados em portas de madeira, sendo o acessório ideal para reforçar a proteção. 

 

Como avaliar a segurança de uma fechadura na hora da compra? 


No momento de escolher a fechadura mais segura para uma porta de madeira, um ponto crucial a ser analisado é se o componente está de acordo com a norma NBR 14913, que estabelece as classificações de segurança, resistência e tráfego para fechaduras. 

Além disso, é importante avaliar a qualidade técnica do fabricante, o tempo de garantia e os critérios de desempenho do componente. 

Conheça as fechaduras da Silvana! Aqui, trabalhamos com qualidade e design alinhados, para entregar as melhores soluções aos consumidores brasileiros. 

FAQ:


Qual é a melhor marca de fechadura? 
A Silvana é a melhor marca de fechadura do mercado nacional, com produtos de excelente qualidade e design moderno. As fechaduras residenciais, mecânicas e digitais da marca aumentam o conforto, praticidade e segurança dos consumidores. 

Qual é a fechadura mais segura para porta? 
A fechadura de duplo cilindro é um dos modelos mais seguros para portas, uma vez que não possui nenhum mecanismo à base de molas, ou seja, não é possível usar a lingueta sem a chave correta. 

Quais os tipos de fechadura para porta?
Os tipos de fechadura para porta mais comuns são: fechadura de encaixe, fechadura de travamento, fechadura de embutir e fechadura digital ou eletrônica.

Como saber se a fechadura é segura?
Ao adquirir uma fechadura, a recomendação é verificar a embalagem do produto, que deve indicar o seu nível de segurança, como leve, baixo, médio, alto ou máximo. As fechaduras precisam estar adequadas nos seguintes quesitos: segurança de acesso, qualidade do material, resistência da estrutura, proteção da chave e do cilindro e nível de tráfego.