Fechaduras Mecânicas vs. Fechaduras Digitais: Qual é a Melhor Escolha para Sua Casa?

Conheça as vantagens das fechaduras mecânicas e digitais e saiba em qual investir para ter mais segurança e praticidade em sua residência

Se você puder escolher entre tecnologia e tradição, com qual você fica? Este é um dilema vivido por pessoas que estão em dúvida entre fechaduras digitais e fechaduras mecânicas.

Atualmente, o mercado de fechaduras apresenta diversas opções interessantes, acessíveis, seguras e sofisticadas, tanto na categoria de produtos eletrônicos quanto no segmento de fechaduras convencionais.  

Para os consumidores que estão mais adaptados ao uso de aparelhos tecnológicos no dia a dia, a escolha natural é pelas fechaduras digitais, que garantem automação e acessibilidade ao controle de acesso residencial.

Por outro lado, pessoas que estão muito acostumadas com fechaduras mecânicas podem se sentir mais seguras e atraídas pela diversidade e qualidade dos novos modelos disponíveis no mercado. 

Para tomar uma decisão consciente e assertiva, é importante entender o que é fechadura digital e o que é fechadura mecânica. Continue a leitura e conheça as principais vantagens de cada produto!

Como funcionam as fechaduras mecânicas?

A fechadura mecânica, muito popular no mercado brasileiro por ser tradicional, acessível, segura e durável, é aquela que libera a porta através de uma chave física específica. Esses modelos são compostos por cilindros, pinos e trancas.

Hoje, existem produtos de alta qualidade e com design apurado, que atendem a diferentes demandas e estilos de decoração residencial. 

Ao investir em uma fechadura mecânica, somente as pessoas que possuem uma cópia da chave conseguem abrir as portas. 

Alguns modelos de fechaduras contam com sistemas complexos de abertura e uma série de elementos de reforço de segurança, a fim de impedir ou dificultar a intrusão e o arrombamento.

Essa é uma fechadura que apresenta excelente custo-benefício e que pode ser instalada em portas internas e externas. 

 

Como funcionam as fechaduras digitais?


As fechaduras digitais contam com sistemas eletrônicos e/ou computadorizados para a liberação das portas. Com isso, ao invés de usar chaves convencionais, basta digitar uma senha numérica, usar as digitais, um cartão de aproximação ou um leitor facial para a porta abrir.

Essas fechaduras são muito recomendadas para residências que estão passando por processos de automação e modernização. 

Com esse tipo de dispositivo tecnológico, os moradores controlam as portas, têm acesso ao registro de entradas e saídas e contam com recursos adicionais, como alarmes.

 

Dicas para escolher a fechadura ideal para a sua casa


Se você precisa escolher entre fechaduras mecânicas e fechaduras digitais, o melhor caminho é entender qual modelo atende suas expectativas. Veja alguns indicativos!

 

Vantagens das fechaduras digitais


Existem muitas vantagens nas fechaduras digitais, como a impossibilidade de compartilhar as chaves ou perdê-las, já que a porta só é liberada para quem conhece a senha ou tem a biometria cadastrada.

Além disso, as fechaduras digitais também permitem a integração com softwares de controle de acesso para monitoramento remoto, registram o horário de entrada e saída de cada pessoa e podem ser integradas a circuitos de segurança.

Ou seja, se você pretende modernizar a sua casa e quer fechaduras adequadas, as digitais podem ser a melhor opção. 
 

Vantagens das fechaduras mecânicas


As fechaduras mecânicas são mais simples, muito seguras e possuem um excelente preço. Como regra, esse modelo de fechadura não decepciona, pois entrega qualidade, durabilidade e ótima funcionalidade.  

Então, se você não tem a intenção de realizar a automação residencial ou a implementação de tecnologias avançadas de controle de acesso, a fechadura mecânica é ideal para o seu perfil. 

Os modelos oferecidos por marcas confiáveis, como a Silvana ASSA ABLOY, são extremamente seguros, práticos, duráveis e, acima de tudo, confiáveis. 

 

Conheça 3 modelos de fechaduras da Silvana


O Conjunto Fechadura Externa 1400 Italy é feito com qualidade e design superiores. Trata-se de uma fechadura mecânica de embutir com trinco e lingueta em Zamac, além de aço inox nas rosetas e espelho.

Ou seja, é um produto extremamente durável, com versão simplificada de trinco e cilindro de 48 mm. O modelo acompanha 2 chaves na embalagem e tem o melhor custo-benefício do mercado.

É uma fechadura perfeita para portas externas, com grau de resistência à corrosão de nível 1 e conformidade com a norma NBR 14913. 

Outro modelo qualificado do catálogo da Silvana é o Conjunto Fechadura Externa 1400 Verona, que segue o mesmo padrão de qualidade, design e sofisticação do modelo anterior, porém com um acabamento um pouco diferente.

É um conjunto de fechadura mecânica completo e prático, que já acompanha guarnições e parafusos, para ficar muito mais fácil na hora de instalar. O uso de Zamac e aço inox torna a fechadura mais bonita e durável.

Já o Conjunto Fechadura Digital Sdd115 é indicado para você que tem a intenção de usufruir dos benefícios das fechaduras digitais em sua casa. 

O modelo usa uma senha numérica de 4 a 8 dígitos para liberar a porta. Além disso, conta com chaves mecânicas para casos emergenciais. 

Nesta fechadura digital, é possível cadastrar até 50 usuários. O funcionamento é com pilhas e o equipamento tem teclado iluminado, aviso de baixa bateria e 2 chaves que são enviadas no conjunto.

Quer conhecer mais modelos de fechaduras mecânicas e fechaduras digitais da Silvana? Faça contato agora mesmo!

Perguntas Frequentes

 

Quais são os benefícios das fechaduras digitais em termos de segurança?
As fechaduras digitais são muito seguras, pois só liberam a passagem para pessoas que estão cadastradas ou que possuem senhas numéricas. Com isso, o controle de acesso fica muito mais rigoroso e preciso. 

Posso atualizar minha fechadura mecânica para uma fechadura digital?
Sim. A sugestão é trocar uma fechadura mecânica por um modelo digital para aprimorar o controle de acesso por meio da tecnologia. Os modelos mais usados são as fechaduras eletrônicas com senhas numéricas e biometria. 

Como funcionam as fechaduras digitais em termos de alimentação e segurança?
A alimentação de energia costuma ser feita com um conjunto de pilhas, mas existem modelos que funcionam com baterias e até mesmo conectados à rede de energia elétrica. O equipamento emite alertas de bateria baixa, conta com sistemas de redundância e, caso falte energia, a fechadura fica travada e não coloca sua segurança em risco.