Silvana uma empresa referência em Fechaduras, ferragens e acessórios que vence as crises do cenário brasileiro

/Yale/Yale%20Brazil/empresa-referencia-em-fechaduras-ferragens.jpg

O cenário mercadológico brasileiro pode ser caótico. Crises políticas têm uma influência direta no poder aquisitivo da população, assim como fatores externos, que podem afetar a economia brasileira.

Um exemplo é a alta do dólar, que pode atingir o mercado e, naturalmente, limitar o potencial de certos negócios. Apesar disso, determinadas empresas conseguem se manter saudáveis, mesmo em tempos de crise. Quais são as características que tornam isso possível? 

A valorização humana 

As empresas de maior sucesso quebraram um paradigma em relação a um de seus principais ativos: os recursos humanos. Há um tempo, o funcionário era tratado praticamente como uma máquina, sem valorização. Acreditava-se que quanto mais horas trabalhadas, maior seria a produtividade. 

E que se o funcionário não produzisse, seria substituído como uma máquina, que não opera em potência máxima. Porém, ficou evidente que isso não é correto. E as empresas, principalmente as de maior sucesso, estão percebendo isso. Funcionários que trabalham uma quantidade descomunal de horas sofrem efeitos de “burnout” e têm níveis de estresse elevados. Esses fatores contribuem para uma queda de produtividade e um alto índice de rotatividade. 

Além disso, o tempo passado longe da família gera sensações que podem levar a consequências graves, como a depressão. Atualmente, esse paradigma foi quebrado. Uma empresa saudável não vê seus funcionários como máquinas substituíveis, mas como seres humanos. Por isso, o objetivo deixa de ser extrair o máximo de trabalho dele, mas sim, colocá-lo sempre na melhor posição para ter sucesso. 

Isso é feito de diversas formas: desde soluções mais simples, como uma carga horária mais sutil, até uma liberdade maior para produzir ao seu ritmo. Algumas ideias inovadoras, e mesmo impensáveis até pouco tempo, colocam o funcionário como uma das prioridades. 

Um ótimo exemplo é o das empresas que disponibilizam, dentro do próprio escritório, ambientes para relaxamento e locais para os funcionários descansarem. O recurso humano é o mais importante para qualquer empresa. Portanto, se um negócio quer se manter saudável, seus funcionários também precisam ser. 

A responsabilidade socioambiental 

Uma empresa saudável maneja seus recursos de maneira exemplar. O recurso humano é um ótimo exemplo, mas outro tão importante são os recursos naturais. Ser meticuloso com as responsabilidades ambientais traz benefícios econômicos diretos. Grande parte dessa preocupação surge por conta da redução de desperdícios e pelo ótimo uso de recursos. 

Essa prática tem impacto direto nas finanças, já que a economia de recursos gera economia de capital. Porém, uma empresa precisa estar ciente de que ela faz parte de uma comunidade. Por isso, sua existência deve estar baseada na missão de trazer algo positivo para esta. 

A preocupação socioambiental é uma característica fundamental de empresas saudáveis, pois elas se posicionam de maneira exemplar aos olhos do público. Toda empresa quer ser respeitada pelos clientes e pela comunidade da qual faz parte. Portanto, é fundamental ter em mente que o respeito é uma via de mão dupla. 

O cuidado com a produção 

Enquanto esses dois pilares são fundamentais, a produção ainda é o mais básico. O cliente de hoje é extremamente exigente. Afinal, ele tem toda a internet à sua disposição, não somente para buscar concorrentes, mas para encontrar informação sobre o produto. Ele sabe o que quer e como quer. 

Por isso, o controle da produção precisa ser minucioso. Protocolos de controle de qualidade, a constante busca por inovação e a implementação de novas tecnologias garantem um produto de boa qualidade, produzido de maneira que seja interessante tanto para empresa, quanto para os clientes. 

É por conta dessas características que a Indústria Metalúrgica Silvana se mantém como uma das maiores referências deste segmento, mesmo diante de todas as crises que presenciou durante a história do Brasil. 

A Silvana é uma empresa que preza pela qualidade dos produtos a partir de um controle detalhado, enquanto se preocupa com a comunidade e o ambiente em que se encontra. Isso tudo parte, é claro, de um enorme apreço pelo aspecto humano da sociedade e, principalmente, de seus funcionários.