Dobradiça para Porta: tudo o que você precisa saber na hora de escolher

 

Sabemos que uma porta é composta por diversos elementos, e entre eles estão as dobradiças. Escolher o modelo correto vai fazer a vida útil de uma porta aumentar significativamente.

 

Para não ter dúvidas de qual escolher, sair comprando e instalando a dobradiça, confira abaixo quais são os modelos disponíveis no mercado.

Quais os tipos de dobradiças para porta?

 

Existem diversos modelos de dobradiça:

Dobradiça simples

 

Esse modelo de dobradiça é mais usado e é também o mais conhecido. Por conta da facilidade no manuseio, a dobradiça simples é a escolha perfeita para as mais variadas finalidades.

 

Uma vantagem desse tipo de dobradiça é que ela pode ser encontrada nos mais diferentes materiais, permitindo que a decisão final pela compra do produto seja inteiramente do consumidor.


Por ser prática e não exigir muito conhecimento de quem vai instalá-la, esse modelo se mostra extremamente vantajoso para qualquer pessoa, seja um profissional da área ou alguém totalmente leigo no assunto.

Dobradiça Vai e Vem

 

As dobradiças do tipo vai e vem são indicadas para portas de madeira ou portas metálicas que precisam realizar abertura para ambos os lados do ambiente (para dentro ou para fora).

 

Este tipo de dobradiça possui uma mola de retorno que é responsável por permitir este tipo de abertura, que chega até 180° para cada lado. Estas dobradiças são muito utilizadas em portas de restaurantes, bares, hospitais e hotéis.

Como escolher a melhor opção de dobradiça?

 

Como vimos em alguns exemplos acima, cada porta utiliza um tipo de dobradiça. Se uma porta é comum e leve, a dobradiça simples é a mais indicada; mas caso a pessoa queira uma dobradiça que não fique aparecendo é possível usar a invisível. Há ainda, em portas pivotantes, a possibilidade de usar uma dobradiça ideal para permitir o melhor fechamento e abertura do sistema.

 

Mas além do tipo de porta o que mais é preciso levar em conta?

Peso da porta

 

O peso da porta também influencia na hora de escolher a dobradiça ideal. Os modelos simples são divididos em leve, médio e pesado:

 

●     leve: suporta até 15 kg

●     médio: suporta até 25 kg

●     pesado: até 35 kg

 

Lembrando que cada porta precisa ter três dobradiças!

 

Quem escolher o modelo invisível precisa lembrar que elas suportam portas de até 25 kg e a dobradiça vai e vem suporta até 15 kg.

Tipo de canto

 

O tipo de canto das dobradiças também podem influenciar!

 

Por exemplo, as de canto redondo são mais usadas na indústria e na construção civil. É comum encontrá-las em setores que usam uma máquina de usinagem específica para esse tipo de corte.

 

Já as de canto reto são mais comuns no comércio, já que o recorte é feito manualmente, com o auxílio de um formão, o que facilita na hora da instalação.

Escolhendo a dobradiça ideal

 

Agora que você já sabe quais os tipos de dobradiças existentes no mercado e qual a finalidade de cada uma delas, além do acabamento de do material, há alguns pontos importantes para que a escolha seja feita da melhor maneira possível:

 

●     identifique onde será a aplicação da dobradiça;

●     verifique informações como altura, espessura e peso da porta, e tipo de abertura;

●     leve em conta o tipo de instalação e a funcionalidade desejada.

 

Ao ter em mãos todos esses pontos, é importante contratar um profissional especializado para fazer a instalação correta das dobradiças de acordo com o que está especificado no projeto.

As melhores dobradiças para porta

 

Com diversas aplicações e opções em aço inox, latão e aço carbono, as dobradiças para portas da Silvana possuem acabamentos requintados e proporciona abertura suave.

Inox

 

Com alta resistência à oxidação, além de forte apelo visual e facilidade de limpeza, as dobradiças de inox são ideais para locais com condições severas de umidade e intempéries como regiões litorâneas ou industriais.

Aço

 

Alta resistência mecânica e combinação com diversos acabamentos, as dobradiças de aço são muito práticas. Entretanto, não são indicadas para ambientes em condições severas de umidade e intempéries.

 

 

Precisando de ajuda na hora de escolher a melhor dobradiça para o seu projeto? Conte com os produtos da Silvana!