Kit para porta de correr: como escolher?

As portas de correr têm ganhado espaço no design de interiores, tanto por sua funcionalidade, quanto pelo estilo mais moderno que ela traz aos ambientes. A instalação desse tipo de porta exige um mecanismo diferente daquele utilizado nos modelos tradicionais. Por isso, existe o kit para porta de correr.

O objetivo do kit para porta de correr é oferecer uma estrutura que permite que a porta deslize para a esquerda ou direita, garantindo sua abertura e fechamento. Além disso, a estrutura foi elaborada para suportar o peso da porta.

Os kits podem ter várias formas, podendo ficar expostos, escondidos ou embutidos na parede. A sua instalação pode parecer complicada em um primeiro momento, mas com algumas dicas e um pouco de atenção, esse processo fica bem mais simples.

Kit para porta de correr: tipo suspenso para portas de casa

O kit para a porta de correr é do tipo suspenso, ou seja, o seu sistema é instalado na parte superior do vão da parede. Esse conjunto é fixo conforme a altura da porta escolhida.

Além disso, o kit precisa estar de acordo com o material de que é feita a porta e seu peso. O kit para porta de correr é composto por trilhos, roldanas, guias, suportes e aparadores.

O sistema suspenso pode ser utilizado em diferentes modelos de porta, como:

— Embutidas: modelo de porta de correr que fica instalada no interior da parede. Assim, a folha da porta não fica aparente quando está aberta. Esse sistema precisa ser instalado ainda durante a fase de construção. A parede é quebrada e o sistema de ferragens é instalado. Depois o espaço pode ser coberto com alvenaria ou drywall. Dessa forma, a porta fica escondida entre a parede e o novo revestimento.

— Com trilho aparente: o sistema de trilho e roldana por onde a porta de correr deslizam ficam aparentes na parte superior dos vãos das paredes. Esse modelo não exige nenhum tipo de obra e dá um estilo mais rústico e robusto ao ambiente. — Com trilho escondido: a instalação acontece exatamente como no modelo anterior. Entretanto, o acabamento final é diferenciado, no qual há a instalação de um bandô que cobre as ferragens do trilho instalado.

Kit para porta de correr: economize espaço no seu lar

Com espaços cada vez menores, é preciso encontrar soluções criativas e funcionais para aproveitar melhor os espaços. Uma delas é optar pela instalação de um kit para porta de correr no lugar das portas de giro (modelos tradicionais).

Além de servir para separar dois ambientes, as portas de correr também podem atuar como uma parede móvel. Dessa forma, ela pode alterar a configuração do imóvel estando aberta ou fechada.

Em ambientes integrados, modelos de portas de correr mais largas podem permitir a comunicação e a integração entre os ambientes quando está aberta. Seguindo o mesmo raciocínio, quando a porta de correr é fechada ela passa a oferecer mais privacidade aos ambientes.

Com isso, a configuração do ambiente se torna mais fluida e dinâmica. Já que permite ao morador optar por um design mais aberto, que favorece a circulação de pessoas ou por um espaço reduzido que oferece mais privacidade.

Dicas para instalação de Kit para porta de correr

A instalação de uma porta de correr pode parecer um desafio em um primeiro momento. Entretanto, seguindo algumas dicas esse processo fica bem mais simples.

A primeira coisa é encontrar o kit para porta de correr ideal para o tamanho do vão, o peso da porta e o material do qual ela é feita. Em seguida, é preciso ler com atenção o manual que acompanha o sistema.

Depois, separe todos os materiais necessários. O kit para porta de correr já vem com os parafusos necessários, então deixe a mão as chaves adequadas, lápis, régua, trena, furadeira e brocas.

Comece prendendo o suporte das roldanas na porta. Faça a medição e marcação com lápis, levando em consideração as medidas determinadas pelo fabricante.

Certifique-se de que os furos estão alinhados, assim é possível garantir que a porta não ficará torta. Com a furadeira e a broca faça os furos necessários. Encaixe o suporte das roldanas na porta e prenda os parafusos na parte de trás da folha.

Com uma tupia faça calha na parte de baixo da porta para que ela possa passar pela guia, essa medida está descrita no manual de instrução. Coloque apoios no chão e em seguida determine a posição da porta. Use um nível para garantir o posicionamento correto da porta.

Com um lápis faça a marcação para o trilho e fure com a furadeira e a broca. Os parafusos e buchas necessários para a fixação, geralmente, fazem parte do kit.

Agora que o trilho está no lugar, encaixe as roldanas nos trilhos. Lembre-se de fixar no piso a guia para o deslizamento da porta. A calha da porta precisa passar por esse guia.

Por último, com a porta no lugar, é necessário instalar as peças de contenção. Elas serão colocadas no trilho para determinar até onde as portas podem correr. Dessa forma, impedindo que as portas corram até sair dos trilhos.

Kit para porta de correr: modelos da Silvana


A Silvana é uma empresa brasileira com mais de 50 anos de mercado. Entre seus produtos de qualidade, ela oferece aos seus clientes modelos de kit para porta de correr sobreposta. O sistema pode ser encontrado com trilhos de três tamanhos diferentes 1,5 m; 2 m e 2,5 m.

Esse sistema é indicado para portas feitas de madeira. Sendo que elas precisam ter uma

espessura que varia entre 35 mm e 45 mm.

Ele é feito com material resistente, o aço inox 304. Por isso, o kit para porta de correr da Silvana é capaz de suportar portas de até 90 kg e ainda é resistente às intempéries, aumentando a possibilidade dos locais onde a porta de correr pode ser instalada.

O kit para porta de correr da Silvana vem com acabamento inox polido, dando um toque de modernidade a peça. Além disso, a embalagem transparente permite que o cliente consiga avaliar melhor as características da peça.