Comprar uma dobradiça: o que é necessário saber?

Quando a missão da vez é comprar uma dobradiça, alguns cuidados são necessários. O fato é que há diferentes especificações de modelos e materiais. Portanto, é importante analisar bem o modelo da sua porta, armário, etc.

Basicamente, a dobradiça é um mecanismo que permite o movimento de abrir e fechar em diferentes portas. Mas quando falamos em portas, tratamos de diversos tipos: pode ser de baús, portões, armários, caixas, etc.

Enfim, o importante é termos em mente que se trata de um conjunto de chapas (ou abas) e um eixo cilíndrico (pino).

Sendo assim, para que seja um dispositivo durável, a fabricação consiste sempre no uso de um material resistente.

Portanto, como há diferentes materiais e modelos, traremos todos eles. Assim, vai ficar muito mais fácil o processo de comprar uma dobradiça.

Comprar uma dobradiça: os diferentes materiais disponíveis

Dissemos há pouco que há diferentes materiais de dobradiça no mercado, certo? Por isso, já que o material diz muito da qualidade, esse é um primeiro passo para a sua compra.

Via de regra, você encontrará os seguintes materiais:

  • Aço Carbono
  • Aço Inox

Nesta primeira etapa, antes de comprar uma dobradiça, você terá em mente o uso. Quanto maior o número de vezes de aberturas no dia a dia, melhor precisa ser o material.

Por isso, tenha em mente que o Aço Carbono é uma opção bastante segura e resistente. Neste caso, a sua vantagem está em aguentar pesos e superfícies extensas. Aliás, são amplamente utilizados em janelas bem estruturadas e portas de entrada.

Para finalizar essa etapa, temos o aço inox. Esta opção combina as duas vantagens dos materiais anteriores: maior resistência a pesos e à oxidação. Por isso, também é um material perfeito para portas e janelas mais robustas.

Qual desses materiais se adequa mais às suas necessidades? Com essa escolha feita, podemos ir para o próximo passo.

Os diferentes modelos de dobradiça

A escolha do modelo da sua dobradiça é outra etapa muito instigante da compra. É que há diversas possibilidades de escolha aqui. Por isso, vale muito a pena se atentar às diferentes possibilidades antes de mandar a ver na aquisição.

Basicamente, os modelos mais comuns no mercado são os seguintes:

• Dobradiça simples

• Dobradiça Vai e Vem

O modelo de dobradiça simples é aquele mais usado. Geralmente, é aquele tipo de dobradiça que vemos por todos os lados. A propósito, tem a vantagem de ter nos diferentes materiais que vimos anteriormente.

Como a instalação é bem simples e descomplicada, a dobradiça simples pode ser instalada por qualquer pessoa. Seja profissional ou leigo, terá um serviço bem prático em mãos.

Outro modelo no mínimo interessante é a dobradiça invisível. Ela ganha esse nome justamente por ser desenvolvida para ficar bem discreta e imperceptível. Esteticamente falando, pode ser mais interessante olha para as portas e não ver as suas dobradiças.

Embora discretas, as invisíveis também são bastante seguras. Ou seja, pode investir sem medo!

Já a dobradiça vai e vem, por sua vez, sem uma especificidade diferenciada. Ela serve, precisamente, para permitir que a porta abra para os dois lados. Ou seja, com ela, a porta pode abrir tanto para frente, quanto para fora.

O motivo dessa possibilidade de abertura, é que ela possui uma mola de retorno. Daí, facilita bastante quem precisa desse tipo de mecanismo.

Por conta desse funcionamento, o modelo de vai e vem é bastante útil para estabelecimentos comerciais. Sobretudo, para restaurantes, bares e hotéis.

A escolha do acabamento ideal para a sua dobradiça

Depois que você já sabe qual material e modelo se encaixam melhor na sua necessidade, é hora de decidir o acabamento.

De modo geral, o acabamento tem fins mais voltados aos aspectos estéticos. Além disso, o acabamento consegue harmonizar o modelo de porta, janela, armário com a arquitetura. Assim, podemos desenvolver uma decoração incrível.

Se você vai comprar uma dobradiça, é muito importante que ela faça sentido na sua decoração. Além do mais, há alguns acabamentos que são bastante específicos para certas necessidades.

Aqui vão alguns desses acabamentos:

  • Cromado: aquele tom mais comum com aspecto metálico;
  • FZOE/Oxidado: perfeito para decorações clássicas, por dar aquele tom mais escuro;
  • Cores sólidas como: Preto, Grafite.
  • Bicromatizado: Acabamento desenvolvido para ter harmonia com o tom da madeira;
  • Niquelado: Acabamento com base em Níquel com tom mais amarelado;
  • Zincado: Acabamento com base em Zinco com tom mais azulado;

Como deu para perceber, a parte do acabamento pode ser a cereja do bolo. Ou seja, o que vai reforçar ou não o design utilizado no local.

Comprar uma dobradiça: as especificações técnicas

Até aqui, vimos materiais, modelos e acabamentos que permitem uma combinação de funcionalidade e estética. Ter mente todos esses aspectos citados vai garantir a escolha perfeita para comprar uma dobradiça.

Sendo assim, neste momento, você já sabe o que quer! Entretanto, é preciso escolher o que quer em conformidade com as especificações da porta, armário, janela, etc.

Então é necessário ter em mente as seguintes questões:

  • As dimensões que a dobradiça precisa ter para se adequar à instalação;
  • O local no qual será feita a instalação e a finalidade desejada;
  • Selecionar o produto com as dimensões compatíveis.

Além do mais, com as dimensões em mente e a finalidade, você também já pode selecionar material, modelo e acabamento. Dessa forma, será possível aproveitar todos os passos e conhecimentos adquiridos até aqui.

Cuidados importantes para a manutenção após a instalação

Depois de instaladas, as dobradiças precisam de manutenção. Por isso, para maior durabilidade, vale a pena se atentar aos seguintes aspectos:

  • Manter a higiene em dia, evitando acúmulo de poeira, gordura ou umidade;
  • Optar por uma flanela úmida, seguida por flanela seca durante a limpeza;
  • De tempos em tempos, utilizar óleo lubrificante.

Viu só como é fácil comprar uma dobradiça? Saiba já onde comprar a sua dobradiça!