Como comprar uma dobradiça para porta?

Um dos itens mais importantes para garantir a firmeza e o funcionamento correto de uma porta é a dobradiça. Mas você sabe como comprar uma dobradiça para porta? Vários detalhes devem ser considerados para escolher a melhor opção. 

Por isso, com este artigo você vai descobrir como comprar uma dobradiça pra porta com qualidade e de acordo com a sua real necessidade! 

Comprar uma dobradiça para porta: o que levar em consideração?

Para comprar uma dobradiça para porta, uma das questões que você precisa levar em consideração é o material de fabricação. Existem dobradiças de diferentes materiais e cada um oferece uma resistência mais adequada a determinados tipos de portas. 

Além disso, levar em consideração o local de instalação da porta com a dobradiça é algo importante para você ter em mente, pois se for um local externo, por exemplo, a dobradiça precisa ser feita com material que resista à umidade e intempéries. 

Outra coisa que deve ser considerada é o tipo de dobradiça que você necessita, se é simples, invisível ou vai a vem. Existem outras características que podem ser consideradas, entretanto, estas mencionadas acima são as principais e que oferecem maior impacto no resultado as sua compra. 

Comprar uma dobradiça para porta: como escolher? 

Tudo que você viu no tópico anterior reflete aqui, pois para você escolher deve pensar em tudo que considerou anteriormente. 

A primeira coisa a escolher é o material, que pode ser inox ou aço carbono. O primeiro é o mais resistente, sendo ideal para locais de instalação que necessitam de resistência abrasiva e a efeitos climáticos. 

Depois, para saber como escolher a dobradiça para comprar, definir o tipo de porta é fundamental. Você pode encontrar dobradiça para porta do tipo ficha, vai e vem ou pivotante, por exemplo. 

Sendo assim, para saber qual dobradiça comprar, essas informações precisam estar pré-definidas para que você encontre o modelo que mais se adapta. 

Comprar uma dobradiça para porta: é fácil de instalar? 

As dobradiças não são difíceis de instalar, no entanto, é preciso ter cuidado ao posicionar nos locais indicados da porta e fixar corretamente no marco para não haver possibilidade de deslocamento. 

Além disso, o fato dela ser parafusada junto a porta, torna a instalação fácil é o fato de ser parafusada. Assim, depois de medir e localizar as dobradiças nos locais ideais, basta parafusar para que a dobradiça faça seu papel e ofereça uma abertura suave à porta. 

Comprar uma dobradiça para porta: modelos da Silvana 

Os modelos de dobradiças que a Silvana dispõe são os mais variados. Dentro do tipo de dobradiças para portas, você pode encontrar os modelos:

• Dobradiça 650 para porta estilo ficha, com fabricação em aço carbono;

• Dobradiça 881 para porta estilo vai e vem, com fabricação em aço carbono;

• Dobradiça 850, fabricação em aço carbono;

• Dobradiça 880, fabricação em aço carbono;

• Dobradiça 882, fabricação em aço inox;

• Dobradiça 883, fabricação em aço inox;

• Dobradiça 885 para portas estilo pivotante; fabricação em aço carbono;

• Dobradiça 889 para portas estilo pivotante, fabricação em aço inox. 

Como você pode ver nas opções listadas acima, alguns tipos de dobradiça podem oferecer a opção de escolha do material, pois são fabricados em mais de uma versão. 

Em geral, as dobradiças que são feitas em inox são muito resistentes contra oxidação, sendo ideais para locais industriais e litorâneos. Além disso, esse tipo de dobradiça é mais fácil de limpar e possui um design mais delicado. 

No caso das dobradiças feitas a partir de aço carbono, a resistência mecânica é um dos diferenciais, bem como é possível ter vários acabamentos. Porém, esse tipo não é o ideal para ser instalado em ambientes que recebam condições mais severas, como umidades e intempéries em geral. 

 

Dentro da opção de aço inox, você encontra três modelos de dobradiças. A primeira é a Linha 881, que possui acabamento escovado e é ideal para aplicação de 3” e 4”, sendo uma dobradiça do tipo vai e vem. 

O segundo modelo é da Linha 882, que é fabricada com chapa de 1.90mm, pino reto e fabricada em Inox 304. Esse modelo é para uso em porta de madeira, possui lubrificação interna e rolamento, proporcionando uma maior resistência mecânica e suavidade. E você pode encontrar com acabamento de canto arredondado ou reto. 

A terceira opção é a Linha 883, fabricada em aço inox 304 com pino comum e acabamento escovado. Essa linha possui o melhor custo-benefício, é indicada para regiões litorâneas. 

 

Em contrapartida, dentro dos tipos feitos de aço carbono você encontra cinco opções. A primeira é a Linha 650, que é uma dobradiça estilo cruz, com aplicações de 2.1/2”, 3” e 3.1/2”. 

A segunda opção é a Linha 850, que é uma opção com canto reto e pino comum, pode ser aplicada tanto em portas e pequenos equipamentos quanto em portas de até 35kg. Isso ocorre, pois, a linha é bastante completa e possui 9 tamanhos diferentes e acabamentos diversos. 

Na lista das que são fabricadas em aço carbono, a terceira opção é a Linha 880. Uma dobradiça com pino bola e de canto com aplicações que podem ser as mesas da opção anterior e os acabamentos são em cromado, niquelado e oxidado. 

Além das opções acima, o quarto tipo é a Linha 881, que é do tipo vai e vem e conta com acabamento preto, com possibilidade de aplicações 3” e 4”. 

Por fim, a quinta opção de dobradiça de aço carbono é a Linha 891, um modelo com rolamento que você pode adquirir com acabamento em cromado ou oxidado, sendo para aplicações 3”x21/2”, 3.1/2”x3” e 4”. 

Com isso, depois de conhecer todas essas opções você já sabe quais os modelos encontrados na Silvana e tem referencial para escolher de acordo com o modelo, material e nível de resistência. 

Assim, vai ser mais rápido e simples você encontrar a dobradiça ideal e instalar na porta que você possui sem problemas e sem deixar a desejar. Só precisa seguir as orientações e levar em consideração tudo que foi demonstrado neste artigo, para encontrar o produto certo e deixar a abertura da porta mais suave.