Mola Aérea para porta: para que serve?


A mola aérea para porta é um produto que tem a capacidade de controlar o movimento de uma porta, de forma segura e tática, através do mecanismo de mola que vai instalado em cima da estrutura da porta.

Para conhecer mais sobre a mola aérea para porta, leia este artigo até o final e entenda como escolher o tipo correto, conheça as vantagens e os modelos! 


Mola Aérea para porta: como escolher a correta para o meu tipo de porta?


Inicialmente, saber como escolher a mola aérea correta para o tipo de porta que você possui é uma das principais questão que devem ser tradadas.

A escolha da mola vai depender de alguns fatores, como:

• Peso da porta;

• Espaço;

• Largura da porta.

Quanto ao peso, você pode encontrar molas que sejam adequadas para até determinados pesos de porta, bem como o mesmo acontece com a largura.

Sobre o espaço, você deve verificar qual o tipo de espaço que possui para instalação do produto, se pode ser instalado na parte do próprio batente da porta ou na parte superior.

Além disso, o tipo de local em que a porta se encontra também precisa ser levado em consideração para você escolher a mola ideal. Existem modelos ideais para portas residenciais e outros mais recomendados para portas comerciais, pois o fluxo de pessoas no local tem influência.

O modelo que é residencial não comporta tanto fluxo de abertura quanto o modelo que é comercial que já é desenvolvido para isso.


Mola Aérea para porta: quais as vantagens?


As vantagens do uso de mola aérea na porta são as mais variadas, principalmente em ambientes comerciais.

Como dito acima, locais comerciais têm alto fluxo de pessoas passando pela porta, o que requer abertura e fechamento muitas vezes por dia. Dentro disso, as chances de a porta ser fechada de forma inadequada, são grandes. Sendo assim, essa é uma das principais vantagens, pois a porta sempre vai ser fechada completamente.

Além disso, evitar que porta bata é outra vantagem, pois o fechamento é feito de forma controlada, evitando que ocorram danos à parede e a própria estrutura da porta.

Outra vantagem é a redução do contato que os clientes possuem com a maçaneta das portas. Isso porque, com o uso da mola aérea a porta fecha automaticamente, de modo que os clientes não necessitam usar a maçaneta.

Ademais, a praticidade de poder fechar a porta sem a maçaneta também é uma vantagem, pois o cliente pode apenas entrar ou sair do estabelecimento sem se preocupar de fechar a porta.


Mola Aérea para porta: fluxo de pessoas


Como você viu brevemente acima, o fluxo de pessoas é um dos fatores que fazem a mola aérea ser necessária nas portas. E isso não é exclusividade de locais comerciais, pois dependendo de quantas pessoas moram em uma casa, o fluxo também pode ser grande.

Dessa forma, sempre que houver uso ativo da porta, instalar esse tipo de mola vai oferecer uma proteção adicional, o que pode fazer com que a porta dure mais tempo sem necessidade de manutenção e sem danos.


Mola Aérea para porta: modelos da Silvana


Os modelos de molas aéreas que você encontra da Silvana são três, a versão 402, 403 e a 423. Cada uma possui peculiaridades que você vai conferir agora.

O primeiro modelo, o 402, é um dos modelos residenciais que você pode encontrar. Esse modelo é ideal para portas que tenham peso de até 45 kg e pode ser utilizado tanto em portas de alumínio quanto de madeiras.

O acabamento da mola aérea modelo 402 pode ser em prata ou preto, a depender de sua necessidade e escolha para que combine melhor com a porta de sua residência.

Além disso, o modelo 403 de mola aérea que a Silvana disponibiliza também é com destinação residencial. Esse modelo é ideal para portas com até 65 kg, sendo uma opção mais robusta do que a anterior.

Nesse caso, a mola por ser encontrada em acabamento prata e preto também, assim como o modelo anterior, o que proporciona maior possibilidade de escolha e adaptação com o ambiente e a porta.

Ademais, o terceiro modelo existente é o 423 e esse é de uso comercial, mas também pode ser utilizado em espaços residenciais se você desejar. É um modelo compacto e que possui possibilidade de ajuste de força entre 2 e 3.

A mudança do nível de ajuste de força é feita de forma totalmente prática e fácil, sem necessidade de ajuste com ferramentas ou ajuste com especialista técnico. Para alterar de um nível de tensionamento para o outro basta apenas girar o anel regulador que fica posicionado estrategicamente na parte do centro da base, para que fique na outra cavidade.

Como é simples e fácil, isso pode ser alterado sempre que você necessitar, sem que seja uma dificuldade, o que é um diferencial.

Além disso, o modelo é destinado para portas que tenham até 65kg. Em relação ao acabamento, você encontra esse modelo fabricado com acabamento apenas na cor prata.

Apesar de ser um modelo mais compacto, a mola aérea 423 também oferece grande capacidade de controle de movimento e força na porta, sendo extremamente eficiente. A forma compacta tem mais a ver com o formato e o design, do que com a capacidade de controle.

Esse conhecimento mais detalhado é extremamente importante para que você consiga encontrar o melhor modelo para sua porta, visto que não são todos que são aconselháveis para qualquer tipo de porta.

Dessa forma, agora que você já está mais informado sobre os tipos de mola aérea para porta e conhece a finalidade, as principais vantagens e os detalhes de cada modelo oferecida pela marca Silvana, vai poder escolher de acordo com as necessidades e as especificações de cada modelo.

Sendo assim, seguir as orientações e as descrições é algo fundamental e que vai fazer o produto adquirido cumprir com seu papel e atenda suas necessidades em relação ao controle de forma e movimento da porta.